domingo, 6 de fevereiro de 2011

Organização desorganizada:

BUROCRACIA.
Já se perguntaram de onde veio isso?
Um conhecido uma vez contou uma piada que dizia que para todas as coisas boas que Deus criava, o Diabo criava uma (ou mais) coisas ruins, e dentre os exemplos estava uma que dizia que Deus tinha criado os papéis, o Diabo a burocracia.
É engraçado, mas depois fui pensar em mesas atoladas em pilhas dantescas de papéis e um pobre infeliz por trás daquele monumento desesperador que poderia soterrá-lo, e o fazia, não fisicamente, mas de trabalho. Afinal... Para que tanto papel?
Analisando a palavra, é um hibridismo delicioso de francês (Bureau) com Grego (cracia) que significa, pelo dicionário, Administração da coisa pública por funcionários sujeitos a hierarquia, rotina e regulamentos inflexíveis. Francamente sabemos que não é assim que a coisa funciona na nossa mente. Para nós, os contribuintes que não trabalham na coisa pública, na máquina do governo, sem a estabilidade de um emprego que jamais te demite e onde a negligência dos funcionários pouco importa pro Estado e não pode ser punida e nem ser acusada de "perseguição", principalmente pelo tom absurdo. Enfim, para nós, mortais com medo de sermos demitidos, as coisas não ocorrem dessa forma.
O português poderia se traduzir numa simples equação:
burocracia = buro / cracia = bureau / cracia => Bureau = Escritório (francês); Cracia = Governo (grego).
Donde se conclui que: No "governo do Escritório" o imperador totalitário é o papel, que pode se traduzir em papelada inútil.
Com perdão da brincadeira, e demonstrando mais uma vez uma prova dessa versão da verdade é que nós só usamos em nosso português corrente mal falado a significação pejorativa carregada de conformidade, ou revolta (acompanhada de um palavrão por vezes), ou deboche. Nada parecido com aquela burocracia do dicionário, mas a real, que existe fora dele, afinal de contas, na teoria as coisas são coisas, na prática coisas são caos.
Pra mim, no meu pouco entender, burocracia continua sendo uma praga vinda do inferno.

Nenhum comentário: