domingo, 7 de dezembro de 2008

Ensaios da Loucura

Como boa Arlequina que sou, jamais me permitiria tal devaneio de deixar de lado as discussões que me fazem ser aquilo que sou, ou que aparento ser: louca!
Porém, cabe a mim entremear os limiares da loucura e da sanidade humanas.
Para que melhor possa ser observado o meu jeito de viver - e que fiquei bem claro que trata-se de uma escolha que transformou-se em condição, e não vice-versa - lanço aqui alguns poucos e pobres pensamentos rápidos que dão forma à minha tão humilde condição de loucura escolhida a partir de células coloridas de DNA mal transcrito e tópicos frasais mal selecionados.
Bem-vindos à minha mente insana!!
  • Se a vida fosse um livro, não teria índice e nem páginas contadas.Você poderia queimá-lo, rasgá-lo, danificá-lo como bem entendesse.Isso faz sentido?Provavelmente as pessoas temem a morte, um acidente, doenças, os sado-mazoquistas...O que é o medo?Só uma repulsa ou há algo mais além disso?O pânico é o medo elevado.Como se pode dimensionar isso?As pessoas temem perder o que acham que sempre tiveram: memórias, consciência.Existem, no mínimo, três de você aí dentro e ainda consegue acreditar que é consciente?Aquilo que você considera ser sua vontade...não é.Nunca foi.Ou são instintos, como fome, sede e sexo; ou são impressões externas, como comprar, trabalhar e estudar.Ninguém disse que todos devem seguir esse modelo.Por que você segue?Tem medo de romper com a sociedade, certo.Mas romper o que?O que te prende a um bando de pessoas que não te conhecem e não fazem idéia que você existe?Tradições são legais, mas não é necessário seguí-las.Você tem medo do que pode se tornar para os outros ou para você?
  • Liderança é a loucura dos sãos ou a Loucura é a sanidade dos líderes?A mentira incomoda e a verdade dói, isso faz da dúvida um privilégio.Orgulhe-se da não-certeza dos fatos.Somente os ébrios conseguem admirar, bela e simplismente, a graça e a loucura de ser sóbrio.Você tem certeza que é você?Tem certeza de que isso é real?Pode provar?Lembre-se: a dádiva da dúvida.Será que Capitu traiu Bentinho ou Bentinho é apenas um ciumento possessivo?Se não entendes o que eu digo, leia Dom Casmurro, de Machado de Assis.É um grande Tratado da Dúvida.
  • A Loucura é uma fuga da realidade ou a Realidade é a degeneração da loucura? Se a loucura parece insanidade desregrada, realidade é uma seqüência de fatos cotidianos e rotineiros que acabam sem função.Porque temos que nos convencionar a fazer o que a maioria acha aceitável? E o que seria aceitável? Existe linha divisória entre o certo e errado? E o que define isso é bom senso, moral ou ética? Como se pode afirmar que estamos saindo dos padrões? Quem impõs esses padrões e por que eu sou obrigada a seguir? A VERDADE VEM DE DENTRO PRA FORA OU DE FORA PRA DENTRO? Não sei, mas em cada um de nós existe uma resposta diferente pra cada pergunta...Respire fundo, tome coragem, e pergunte a si mesmo...Vá em frente e sinta-se livre, ou melhor, liberte-se!
  • A loucura prende o indivíduo por deixá-lo afastado do convívio social, ou liberta o indivíduo para uma visão que só ele pode ter e/ou enxergar? Os "loucos" têm culpa de querer passar adiante aquilo que só a eles compete? Claro que não...É como ler jornal e comentar no trabalho. O universo cabe em nossas cabeças, nós humanos já somos complexos por excelência, e diante de toda essa vastidão de conhecimentos, comportamentos, pensamentos, como se pode afirmar que alguém tem "problemas mentais" a ponto de sair da realidade? Será que ninguém percebe que a realidade é aquilo que cada um vê? Se eu achar que o vermelho é amarelo, convencer toda a minha cidade, e assim por diante, todos também vão achar que vermelho é amarelo.E louco será aquele que disser o contrário. Loucura é acreditar nos fluxos. Sou louca sim, mas porque esse mundo não merece minha sanidade.

Nenhum comentário: