sábado, 27 de dezembro de 2008

Todos somos Fênix.

Melhor do que qualquer reflexão de final de ano são os planos pro ano seguinte.

A gente fica reconhendo os cacos do que já quebrou, tentando consertar as coisas que quebraram, procurando falhas, erros, arrependimentos que só pesam a nossa bagagem de memórias e não adiantam de nada pra melhorar a gente.

Legal é fazer planos...Mesmo que sejam vazios, ou distantes, ou aqueles que sabemos que dificilmente cumpriremos.Todo tipo de plano nos permite sonhar, imaginar uma situação, nos faz ficar mais leves.

Não estou cogitando a hipótese de se viver em ilusão, fazendo planos em cima de planos, prometendo promessas impossíveis que jamais se cumprirão.Mas é gostoso, divertido e até certo ponto estimulante ter um desejo de mudança, querer trabalhar por aquilo, pelo menos um dos enúmeros planos que temos em mente.

Bom mesmo é o sentimento de busca.Seja como for.É essa busca incessante que nos faz rumar ao progresso, tanto pessoal quanto profissional, afetivo, espiritual, etc...Essa sensação de que existe algo a ser feito é tão boa quanto a sensação de crescimento que acaba se apossando da gente quando chega o final de ano.

É o momento de retrospectivas sim, mas só se forem de coisas boas.
Digo e repito, catar cacos nunca fez ninguém melhor e não é agora que vai fazer.
Não, não estou querendo dar uma de autora de livro de auto-ajuda.

Minhas expectativas pro ano de 2009 são pocas, na verdade.Se as coisas continuarem como estão vai ser bom, mas sei que preciso fazer alguns reparos, aparar algumas arestas.
Afinal, não existe ser humano que seja estático.Tudo muda, tudo se transforma, a vida é repleta de ciclos e metamorfoses, não tem porquê imaginar que vai ser tudo um inferno sempre ou um mar de rosas sem horizonte pra seguir.

Odeio a perfeição.Perfeito vem do grego, onde o prefixo "per" significa terminado e "feito" todos sabemos o que significa.
Agora me digam qual é a graça de uma coisa que já está feita, terminada, acabada, algo que não precisa mais de mudanças é inútil pro ser humano.
O que nos movimenta, nos faz viver e querer continuar nessa montanha russa de situações, emoções e sensações é justamente a busca.Essa eterna busca, estúpida ou não, pela felicidade plena.
Se o ser humano fosse feliz como ele tanto quer, se tivesse tudo que ele precisa ter e que ele quer ter, seria perfeito, certo?
E por isso mesmo seria um saco.Uma droga de vida, sem objetivos, sem sonhos, sem pretenções, sem expectativas.
Eu não saberia viver assim, e acredito que nenhum de nós.
Iríamos aproveitar poquíssimo da nossa própria felicidade, que logo daria lugar a uma trsiteza e angústia profundas, por não ter - literalmente - nada pra se fazer na vida ou da vida.
Viver é muito mais do que isso.
Viver é mais do que esperar acontecer.Isso é vegetar.
Pra viver - e aprender a viver - tem que cair, se machucar, quase morrer, esperar um tempo, ficar "out" ou hibernar mesmo pras pessoas, pros sentimentos, até passar o dolorido e então renascer de novo.
Todos somos Fênix, todos somos Ursos.

Por isso defendo os planos.
Vamos fazer planos, gente!Escrevamos uma lista com 10 itens pelo menos pro ano novo que se aproxima e tentemos realizar uma coisa, umazinha só, dessa lista.

E vocês se perguntam...E se não der?
Concerteza ao final de um ano, nem que seja uma coisinha pequena, aparentemente insignificante, teremos construído ou modificado.
A cada ano amadurescemos mais, e isso já é bom, pra início de conversa.
É como diz uma amiga minha, Claudinha: "Eu vou ser uma pessoa melhor."
Eu já zoei muito ela pela frase, mas no fundo ela está certa.O mínimo de esforço que se faz pra atingir qualquer coisa, que seja passar direto nas matérias da faculdade ou permanecer no emprego sem deixar acumular trabalho, passar no vestibular, comprar alguma coisa que precise, encontrar alguém especial, tudo isso e qualquer coisa dentre esses itens nos faz um "up grade", sem que percebamos.

Bem, agora vou fazer minha lista.
Se me derem licença...

Nenhum comentário: